A acessibilidade arquitetônica vai além da simples conformidade com normas.
Estamos em uma crescente conscientização sobre a importância da acessibilidade onde está aumentando a demanda por profissionais que saibam compreender e implementar os princípios de desenho universal.
Arquitetos e engenheiros capacitados nessa área estão mais bem posicionados para atender a essa demanda crescente.
A sociedade contemporânea valoriza cada vez mais a inclusão e a acessibilidade, e profissionais nesse campo desempenham um papel vital na construção de espaços que atendem às necessidades de todos.
As aulas têm metodologias ativas e variadas que objetivam o desenvolvimento de competências técnicas, cognitivas e comportamentais.
Assim, para que o aluno aprenda de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que estimulam a você, aluno, a pensar além, a ter iniciativa, a debater e a se tornar responsável pela construção do seu conhecimento.
As aulas de Pós-graduação Lato Sensu em Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística acontecem acontecem quinzenalmente: Sextas-feiras: das 18:00h até às 22:00h
Sábados: das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.
O período de realização das aulas será de 18 meses e o período da elaboração do TCC de 6 meses – totalizando 24 meses.
Excepcionalmente, poderá ser oferecido aulas presenciais/híbridas, conforme a demanda e necessidade do tema a ser desenvolvido.
Conceitos de Acessibilidade Aplicados aos Projetos e Obras
Introdução à acessibilidade arquitetônica e urbanística. Desenvolvimento histórico no Brasil e no mundo. Noções fundamentais de acessibilidade. Conceitos e o reconhecimento dos pilares da acessibilidade e das diretrizes aplicados aos projetos e obras, visando o planejamento e transformação dos espaços livres e construídos para todos com igualdade de oportunidade. Reflexão sobre a atuação profissional e o mercado, a ética e a responsabilidade técnica.
Acessibilidade Atitudinal
Introdução a conceitos de diversidade, inclusão, arquitetura inclusiva; Caracterização de barreiras de acessibilidade; Estudo dos tipos de deficiências; Deficiências não visíveis; Definição de vieses inconsciente e sua desconstrução; Contexto histórico da deficiência no Brasil; Caracterização e reflexão sobre capacitismo.
Desenho Universal Aplicado aos Projetos e Obras
Estudo e aplicação do Desenho Universal em projetos e obras; Caracterização de espaços acessíveis: o que fazer, como fazer e quem fazer (responsabilidade técnica).
Sustentabilidade e Acessibilidade
Conceitos de sustentabilidade ambiental e sua aplicação na acessibilidade arquitetônica e urbanística. Análises dos impactos ambientais causados pelas atividades profissionais dos arquitetos, engenheiros e designers, considerando suas causas e consequências. Noções, contextualização e aplicações do ciclo de vida da edificação, considerando os padrões de produtividade frente ao paradigma ambiental. Noções de Avaliação Pós-ocupação; Reflexão sobre acessibilidade e qualidade de vida do usuário.
Leis e Normas de Acessibilidade
Estudo das leis e normas de acessibilidade; Análise da correlação entre as diversas legislações de acessibilidade e hierarquia de aplicabilidade; Estudos de caso em vistorias e projetos de arquitetura.
Políticas Públicas em Acessibilidade
Estudo de políticas públicas de acessibilidade; Compreensão da relação entre os direitos humanos e a acessibilidade arquitetônica e urbanística; Caracterização de licenciamento e aprovação de projetos em diferentes instâncias governamentais.
Critérios e Parâmetros Técnicos de Acessibilidade Arquitetônica
Estudo dos critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade arquitetônica e urbanística conforme leis e normas; Compreensão sobre a utilização do ambiente construído como base para aplicação da acessibilidade; Aplicação de conectividade e abrangência de medidas de acessibilidade nas rotas acessíveis; Estudos de caso.
Avaliação de Acessibilidade Arquitetônica
Introdução das bases conceituais, métodos e modelos para elaboração de laudos de acessibilidade; Introdução à elaboração de laudos de perícia judicial; Estudos de caso: desde a vistoria até o documento final.
Arquitetura Inclusiva, Deficiências Sensoriais e T.E.A.
Estudo dos conceitos de arquitetura inclusiva; Descrição sobre deficiências sensoriais visíveis e não visíveis; Introdução aos direitos das pessoas com deficiência, à neurodiversidade, ao Transtorno do Espectro Autista; Fundamentação sobre vieses inconscientes e capacitismo.
Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística para Pessoas com Deficiência Auditiva
Estudo do contexto histórico e dos tipos de deficiência auditiva; Aplicação de acessibilidade em edificações e eventos para pessoas com diversos tipos de deficiência auditiva e tecnologias assistivas; Vivência online com a pessoa com deficiência auditiva.
Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística para Pessoas com Deficiência Visual e Surdocegueira
Aplicação de acessibilidade em edificações e eventos para pessoas com diversos tipos de deficiência visual e surdo-cegueira, tecnologias assistivas, cão-guia; Compreensão sobre intérprete de libras-tátil e tadoma em eventos, guia-vidente como instrumento de acessibilidade espacial; Vivência online com a pessoa com deficiência visual e com surdocego.
Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Aplicação de acessibilidade em edificações e eventos para pessoas com TEA; Compreensão sobre integração sensorial e criação dos espaços; Vivência online com pessoas no transtorno do espectro autista ou com mãe atípica.
Calçadas Acessíveis no Brasil
Estudo de acessibilidade em calçadas brasileiras; Identificação e análise dos requisitos legais e elementos mínimos necessários para tornar as calçadas acessíveis; Estudos de caso.
Parques e Praças Acessíveis no Brasil
Introdução à acessibilidade em parques e praças; Definições e termos técnicos; Identificação e análise dos dos requisitos legais e elementos mínimos necessários para tornar os parques e as praças acessíveis; Estudo de rotas acessíveis; Estudos de caso.
Acessibilidade Urbana e Segurança Viária
Introdução à acessibilidade urbana e segurança viária; Identificação e análise dos requisitos legais e elementos necessários para proporcionar a mobilidade urbana segura para todas as pessoas; Caracterização de vagas de estacionamento em vias públicas; Compreensão do redesenho urbano; Estudos de caso.
Acessibilidade no Comércio de Pequeno Porte
Estudos de conceitos e termos técnicos; Requisitos normativos e legais em vigor; Diagnóstico e identificação das características básicas do espaço para a implementação da acessibilidade; Aplicação dos conceitos de acessibilidade ao espaço comercial e razoabilidade; Estudo de caso.
Acessibilidade em Shoppings e Comércios de Grande Porte
Estudo de conceitos, termos técnicos e metodologia de projeto; Requisitos normativos e legais em vigor; Diagnóstico e identificação das características básicas do espaço para a implementação da acessibilidade; Estudo de caso.
Acessibilidade em Aeroportos e Edificações com Grande Fluxo de Pessoas
Estudo de conceitos, termos técnicos e metodologia de projeto; Requisitos normativos e legais em vigor; Diagnóstico e identificação das características básicas do espaço para a implementação da acessibilidade; Compreensão sobre atendente pessoal como instrumento de acessibilidade; Estudo dos elementos de acessibilidade em terminais de autoatendimento; Estudo de caso.
Introdução à Arquitetura Industrial Acessível
Estudo de conceitos, termos técnicos e metodologia de projeto; Requisitos normativos e legais em vigor; Diagnóstico e identificação das características básicas dos tipos de indústrias para a implementação da acessibilidade.
Acessibilidade e Segurança do Trabalho
Caracterização de ergonomia e segurança do trabalho; Estudos dos requisitos normativos e legais em vigor. Fundamentação sobre ESG na indústria. Compatibilização entre Caminho Seguro x Rota Acessível x Rota de Fuga x Fluxograma. Estudo de caso.
Acessibilidade nos Ambientes Industriais
Análise de projetos arquitetônicos e/ou edificações industriais; O laudo passo a passo referenciado em normas e leis; Soluções de acessibilidade nos ambientes industriais.
Acessibilidade na Habitação
Introdução à acessibilidade arquitetônica na habitação. Apresentação dos conceitos iniciais sobre acessibilidade na habitação. Compreensão das formas de habitar, os impactos da acessibilidade; Estudo das legislações pertinentes.
Acessibilidade nas Edificações Residenciais Multifamiliares
Estudo dos requisitos espaciais que atendam aos princípios do Desenho Universal para a elaboração de projetos de edificações residenciais multifamiliares acessíveis. Estudo da legislação pertinente e elaboração da rota acessível na edificação residencial multifamiliar. Projetos, vistorias e laudos técnicos de acessibilidade nas Edificações Residenciais Multifamiliares.
Acessibilidade em Áreas Condominiais Residenciais
Estudo das tipologias dos condomínios residenciais. Elaboração das rotas acessíveis em áreas condominiais residenciais considerando a interligação de todas as partes de uso comum ou abertas ao público. Projetos, vistorias e laudos técnicos de acessibilidade nas Edificações Residenciais Multifamiliares.
Acessibilidade em Habitação de Interesse Social
Estudo das especificidades das habitações de interesse social. A Acessibilidade em Habitações de Interesse Social e as legislações pertinentes. Apresentação da rota acessível em habitações de interesse social (HIS).
Mobiliário Residencial Acessível
Estudo do mobiliário interno das edificações como parte integrante da acessibilidade arquitetônica e suas especificidades para o atendimento à acessibilidade. Estudos de casos.
Introdução à Arquitetura Hospitalar
Introdução aos conceitos históricos da Arquitetura Hospitalar; Fundamentação de Modelos das Edificações de Saúde em acessibilidade arquitetônica.
Acessibilidade em Consultórios, Clínicas, Laboratórios e Farmácias de Manipulação
Fundamentação da acessibilidade em vários tipos de consultórios, clínicas de pequeno, médio e grande porte, laboratórios e farmácias. Elaboração e compatibilização de projetos entre acessibilidade e vigilância sanitária.
Acessibilidade em Hospitais
Caracterização de Hospitais dia, Hospitais de pequeno, médio e grande porte. Elaboração e compatibilização de projetos entre acessibilidade e vigilância sanitária.
Acessibilidade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs)
Conceitos de ILPIs, Acessibilidade e Gerontologia. Riscos e prevenções. Ambientes adaptados, reformas. Aplicação de Mobiliário, Materiais e Iluminação. Estudo de caso.
Tipos de Escolas e Histórico da Educação Inclusiva
Introdução à diversidade de instituições educacionais. Caracterização de Rede pública de ensino; Escolas privadas; Tipos de escolas por metodologia de ensino; Nível de ensino; Instituições Educacionais de Ensino Superior; Histórico da Educação Inclusiva; Políticas Públicas Educacionais.
Rota Acessível em Edificação Educacional
Elaboração da Rota acessível em: entorno; espaços externos; setor administrativo; setor pedagógico e uso comum; setor de serviços.
Projeto de Acessibilidade e Laudo Técnico em Edifícios Educacionais
Análise de projetos arquitetônicos e/ou edificações educacionais; O laudo passo a passo referenciado em normas e leis; Soluções de acessibilidade no espaço educacional.
Princípios Gerais de Preservação de Edificações e Sítios Históricos
Conceito de monumento histórico. Abordagem dos conceitos básicos e gerais da preservação dos bens culturais. Cartas patrimoniais e a legislação federal. Conhecimento da existência de tipos e graus de tombamento e nível de preservação. Atuação das instituições públicas na preservação do patrimônio cultural e na adoção da acessibilidade nos bens culturais nos níveis municipal, estadual e federal.
Princípios para Adoção da Acessibilidade em Edificações Históricas e Preservadas
Interpretação da Universalização do acesso aos bens e serviços culturais. Compreensão dos limites da intervenção quanto à preservação do bem e seus valores testemunhais. Adoção da acessibilidade em bens históricos como elemento e condição de sua destinação útil para a sociedade. Análise de compatibilidade da legislação de acessibilidade com os princípios de preservação. Os tipos de barreiras aos bens cultuais. Estudos de caso.
A Intervenção Arquitetônica e a Razoabilidade nos Projetos de Acessibilidade em Bens Históricos e Preservados
Estudo de reversibilidade, distinguibilidade e respeito ao protagonismo do bem cultural existente. Eliminação, redução ou superação de barreiras na promoção da acessibilidade aos bens culturais. Limite do vestígio testemunhal da edificação. Limitações ou adaptações possíveis em face de revestimentos ou sistemas construtivos tradicionais a serem preservados. Acessibilidade da calçada ao interior da edificação. Análise das inviabilidades técnicas justificadas. Locais e situações de difícil acesso. Adoção de medidas complementares visando as experiências exequíveis da pessoa com deficiência com o patrimônio cultural.
Estudos de caso.
A Compatibilização de Projetos de Acessibilidade em Bens Culturais
Análise de compatibilização do projeto de acessibilidade com o projeto executivo de restauração em bens culturais ou apenas sua implementação em edifício histórico. Preservação dos sistemas construtivos tradicionais. Possibilidade de inserção de novas técnicas construtivas para instalação de itens de acessibilidade. Estudos de caso.
Acessibilidade no Turismo: panorama geral e pontos turísticos
Introdução ao marco regulatório do turismo. Avaliação da população idosa e sua relação com o turismo acessível. Compreensão da acessibilidade em empreendimentos turísticos e espaços de lazer. Aplicação de metodologia para diagnóstico de acessibilidade no turismo.
Acessibilidade em Espaços Culturais
Estudo de acessibilidade em Museus, Teatros, Auditórios e Centros de Eventos. Caracterização e aplicação de recursos de acessibilidade para espaços culturais. Tecnologias assistivas, acessibilidade comunicacional e atitudinal. Estudos de Caso.
Acessibilidade em Instalações Esportivas, Centros de Treinamento e Clubes Recreativos
Fundamentação dos esportes paralímpicos e a jornada do atleta em treinamento. Aplicação da acessibilidade em instalações esportivas, centros de treinamento e clubes recreativos. Caracterização das instalações esportivas acessíveis. Estudo de caso.
Acessibilidade em Eventos
Estudo da relação da ocupação de espaço de eventos e das condições de acessibilidade. Aplicação da acessibilidade em eventos em geral. Avaliação dos critérios de acessibilidade em eventos. Estudo de caso.
Acessibilidade em Parques e Atrações Turísticas
Introdução de projetos arquitetônicos em parques e atrações turísticas. Construção do laudo de acessibilidade. Aplicação de acessibilidade nos parques e atrações turísticas. Estudos de casos.
Hospitalidade Inclusiva e a Experiência do Usuário
Estudo da arquitetura inclusiva como geradora de hospitalidade na atividade Hoteleira. Experiências Internacionais.
Acessibilidade em Hotéis, Pousadas e Similares
Introdução aos conceitos de acessibilidade em Hotéis, pousadas e similares. Fundamentação de Modelos das Edificações de hospedagem em acessibilidade arquitetônica. Estudo das leis e normas técnicas vigentes de acessibilidade. Elaboração de projeto e laudos de acessibilidade.
Prática Projetual de Acessibilidade
Aplicação de metodologia, desenvolvimento e compatibilização de projetos executivos de acessibilidade arquitetônica e urbanística, vigilância sanitária e bombeiros; Aperfeiçoamento de atribuições e técnicas profissionais; Comportamento profissional e compreensão dos processos que afetam a elaboração de projetos acessíveis e serviços relacionados.
Organização Documental de Projeto
Aplicação de inovação e tecnologia na apresentação de projetos; Elaboração de perícia judicial e assistência técnica em acessibilidade.
Metodologia científica
Definição de metodologia e pesquisa científica; características de inovação na pesquisa; responsabilidade dos autores por plágio; aspectos básicos relativos ao comportamento do aluno-pesquisador.
Definição dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica; características essenciais de cada enfoque e semelhanças e diferenças entre os mesmos.
Apresentação das etapas do processo de pesquisa científica: formulação do problema, desenvolvimento teórico, alcance da pesquisa, formulação de hipóteses, seleção da amostra e coleta de dados.
Fundamentos para apresentação de um trabalho acadêmico de qualidade; normalização de trabalhos conforme a ABNT.
Importância da divulgação da pesquisa científica; etapas para elaboração e publicação de um trabalho científico; funcionamento do processo de submissão e revisão.
🔸Módulo 01/ Aula 01
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 01/ Aula 02
⏱️ dàs 8:00 às 18:00
🔸Módulo 01/ Aula 03
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 01/ Aula 04
⏱️ dàs 8:00 às 18:00
🔸Módulo 02/ Aula 01
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 02/ Aula 01
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
🔸Módulo 03/ Aula 01
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
🔸Módulo 03/ Aula 02
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
🔸Módulo 03/ Aula 02
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 03/ Aula 04
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
🔸Módulo 04/ Aula 01
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 04/ Aula 02
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
🔸Módulo 04/ Aula 03
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 04/ Aula 04
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
🔸Módulo 05/ Aula 01
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 05/ Aula 02
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
🔸Módulo 05/ Aula 03
⏱️ dàs 18:00 às 22:00
🔸Módulo 05/ Aula 04
⏱️ dàs 08:00 às 18:00
Atuarmos de forma coletiva entre todos os envolvidos, para oferecer o melhor serviço e conteúdo do mercado
Os professores residem e atuam em diversas cidades brasileiras, trazendo o que há de mais atual no conhecimento e aplicação da acessibilidade no País.
Incentivamos que o aluno aplique em sua vida profissional de forma prática os conteúdos transmitidos pelos docentes
O Corpo Docente do INAER foi construído entre os mais de cinco mil alunos formados nos cursos e mentorias de acessibilidade do Prof. Eduardo Ronchetti. Este selecionou os mais bem avaliados profissionais em arquitetura e engenharia, com ampla experiência e atuação na área de acessibilidade. O principal diferencial do corpo docente é sua atuação com acessibilidade em praticamente todos os Estados brasileiros, podendo compreender a dinâmica desta temática em todo o país.
Arquiteto, residente e atuante em São Paulo/SP
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em Porto Alegre/RS
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em São Miguel do Oeste/SC
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em São Paulo/SP
CURRÍCULO
Arquiteta residente e atuante em Ribeirão Preto/SP
CURRÍCULO
Arquiteto, residente e atuante em Diamantina/MG
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em Salvador/BA.
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em Biguaçu/SC
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em Brasília/DF.
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em Arraial do Cabo/RJ
CURRÍCULO
Arquiteto, residente e atuante em São Caetano do Sul/SP.
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em Blumenau/SC.
CURRÍCULO
Arquiteta, residente e atuante em São Leopoldo/RS
CURRÍCULO
Além destes profissionais, você aluno, também poderá aprender com os nosso professores convidados especialmente pelo INAER:
entre outros nomes renomados, escolhidos a dedo para que você tenha a melhor experiência e esteja à frente no mercado, se destacando como um profissional diferenciado e competente.
Esta é a sua chance de estar a frente do mercado que mais cresce no Brasil.
REFERÊNCIA EM ACESSIBILIDADE NO BRASIL
O coordenador do curso e sócio do INAER, Eduardo Ronchetti de Castro é especialista em acessibilidade há mais de 20 anos, tendo realizado mais de 700 projetos de acessibilidade por todo o Brasil, além de ter ministrado mais de 120 cursos presenciais de acessibilidade, formando mais de 5.000 arquitetos e engenheiros em acessibilidade arquitetônica.
Eduardo Ronchetti também é autor de dois livros, amplamente conhecidos em todo território brasileiro:
Especialista em Acessibilidade e na realização de Projetos de adaptação de ambientes públicos e privados, integrou a Comissão de Acessibilidade de São Bernardo do Campo e atuou como revisor de obras particulares na Prefeitura de São Bernardo do Campo.
A pós-graduação do Instituto Nacional em Acessibilidade Eduardo Ronchetti, tem a duração de 360 horas.
Sim. As aulas são AO VIVO e ONLINE. As avaliações e orientações ocorrerão na modalidade de ensino à distância, com encontros on-line de forma remota para todo o Brasil.
Para se inscrever, é só clicar em um dos botões de inscrição e você será direcionado para uma página específica.
O processo de seleção na Pós-graduação será feito via AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO, sendo necessário que o candidato seja portador de diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, devidamente registrados pelo Ministério da Educação – MEC.
A seleção do aluno deverá abranger análise e avaliação da documentação.
Excepcionalmente, poderão ser oferecidas aulas presenciais/híbridas, conforme a demanda e necessidade do tema a ser desenvolvido.
patrocinadores
AV. Paulista, 141, Sala/Conj 1110 Bela Vista - CEP: 01311-927 - São Paulo | SP
(11) 991604718